Menu

domingo, 30 de agosto de 2015

Como visitar Machu Picchu por conta própria

Neste post pretendo apresentar o passo a passo para quem estiver planejando uma visita a Machu Picchu, desde a compra do ingresso até o melhor meio de transporte para se chegar lá por conta própria. Já para aqueles que preferem contratar alguma agência de viagem e deixar tudo por conta dela, há várias opções na própria cidade de Cusco, onde se pode adquirir o ingresso e garantir um ônibus turístico com guia que o levará num bate-e-volta até Machu Picchu. Mas fica a lembrança: a cidade perdida não fica tão perto de Cusco e ir e voltar no mesmo dia, além de cansativo, limitará bastante seu tempo num dos lugares mais fantásticos do mundo.

quarta-feira, 26 de agosto de 2015

Cruzando o impressionante Vale Sagrado Inca em direção a Aguas Calientes

O que falar sobre o Vale Sagrado Inca? Quando programei esta viagem ao Peru, meu objetivo principal era conhecer Machu Picchu, mas eu não tinha ideia de que, antes de chegar a este lugar que, sem dúvida, é o ápice da viagem, eu iria me surpreender tão positivamente pelo que havia pelo caminho: Pisac e Ollantaytambo, dois sítios arqueológicos não tão famosos, não tão badalados, mas incrivelmente belos. Aliás, toda a região, todo o verde e todas as montanhas que compõem a paisagem do Vale Sagrado são extraordinariamente bonitos. Uma área geograficamente adequada para o cultivo de subsistência do povo inca, com seu solo fértil e seu longo período de chuvas, além de, por estar localizada em uma região isolada e de difícil acesso, proporcionar uma defesa natural contra possíveis invasores.

sábado, 22 de agosto de 2015

Cusco, o "umbigo do mundo"

Para quem pretende ir a Cusco(nome que significa "umbigo do mundo"), deve ter em mente que ela é muito mais do que uma cidade base para quem vai conhecer o Vale Sagrado Inca. É uma bela cidade, que deve ser explorada, especialmente a pé, antes de se iniciar os passeios pelos sítios arqueológicos. Chegamos a Cusco vindo de Puno em um ônibus noturno, como descrito em posts anteriores. Chegamos antes do amanhecer e pudemos ver a cidade despertando enquanto aguardávamos o check in antecipado no nosso hotel.

sábado, 15 de agosto de 2015

O que é preciso saber para conhecer Cusco e seus arredores?

Localizada nos Andes, mais especificamente no sudeste do Vale Sagrado dos Incas, Cusco é considerada a cidade habitada mais antiga das Américas. Afinal, ela correspondia à capital do Império Inca, tendo sido invadida e subjugada pelos colonizadores espanhóis que mantiveram a cidade como importante ponto estratégico da colônia. Após vencer a batalha, os espanhóis sacramentaram sua vitória construindo prédios de arquitetura colonial sobre os palácios, templos e construções do Império Inca. E até hoje, os milhares de turistas que visitam a cidade pode ver e sentir este domínio de um povo pelo outro, representado pela rica arquitetura colonial da cidade alicerçada pelas pedras engenhosamente encaixadas pelo povo nativo. E se, em mais de uma vez, as construções espanholas sucumbiram durantes terremotos, as paredes incas, localizadas abaixo, permaneceram firmes, evidenciando o quanto avançada era a engenharia dos incríveis povos nativos.

quarta-feira, 12 de agosto de 2015

De Copacabana, na Bolívia, até Puno, no Peru

Cheguei ao Peru por via terrestre vindo da Bolívia, mais especificamente da cidade de Copacabana, que fica bem próxima à fronteira entre os dois países. A forma escolhida por mim para fazer a travessia e a qual mais recomendo foi através de ônibus turístico (mais confortável e seguro). Fiz a reserva pela internet, ainda no Brasil, na agência Kanoo Tours (minha reserva incluiu um ônibus de La Paz até Copacabana em um dia e desta última até Puno, no Peru, no dia seguinte).

segunda-feira, 10 de agosto de 2015

Está esperando o que para conhecer o Peru?

Está procurando um país com uma rica história, repleto de sítios arqueológicos? O Peru tem! Quer conhecer um lugar com belíssimas paisagens naturais? O Peru também tem!! Pretende viajar para um país com uma deliciosa gastronomia? Mais uma vez, o Peru tem!!! Quer associar tudo isso numa única viagem? Está esperando o que para conhecer o Peru?

quinta-feira, 6 de agosto de 2015

Copacabana, Titicaca e Isla del Sol: colocando os pés no berço da civilização Inca

A pequena cidade boliviana de Copacabana localiza-se já próximo à fronteira com o Peru e é a cidade base para quem quer navegar pelo lago Titicaca e conhecer a Isla del Sol. Para quem quer ir de um país ao outro por via terrestre, passar pela cidade é quase obrigatório.

A forma mais confortável e segura de se chegar à Copacabana, partindo de La Paz, é através de ônibus turístico, reservado em alguma agência de viagem. No nosso caso, utilizamos os serviços da Kanoo Tours. Fizemos a reserva pelo site da agência, imprimimos o voucher e, no dia e hora marcados, o ônibus nos pegou em nosso hotel em La Paz. Vale ressaltar que, caso seu hotel seja afastado do centro da cidade, pode ser que a agência o oriente a ir até um local específico para pegar o ônibus. Confesso que estava receoso em relação à empresa, pois havia lido um relato, na internet, de  uma pessoa reclamando que a agência não compareceu no dia marcado. Felizmente, conosco, deu tudo certo. Pagamos U$ 40,00 por pessoa, mas o valor incluía também viagem até Puno, no Peru, a partir de Copacabana (assunto para o próximo post).

domingo, 2 de agosto de 2015

La Paz: do Mercado das Bruxas ao Valle de La Luna

Como não havia voo da companhia aérea GOL para La Paz, emitimos a passagem até Santa Cruz de la Sierra e depois compramos uma passagem até o meu destino final pelo website da Boliviana de Aviación, uma das principais companhias aéreas do país. Obviamente, havia o risco de perder o voo em caso de atrasos da companhia brasileira, mas tivemos sorte. Acabou sendo uma forma prática e barata de chegar em La Paz, até por que conseguimos emitir a passagem até Santa Cruz com milhas.