Menu

quinta-feira, 31 de dezembro de 2015

Retrospectiva 2015 - o que mais me marcou nas viagens que fiz no ano que passou?

Quando o ano de 2015 começou (já no meio de uma viagem, em Maceió), a única certeza que eu tinha era a de que iríamos para a Bolívia e o Peru durante o carnaval, utilizando milhas que eu tinha acumulado. Nenhuma outra viagem estava certa ou programada. Mas eis que, ainda na primeira semana de janeiro, surge uma promoção para Toronto, no Canadá, com uma parada alternativa na Cidade do México, no mês de junho. Nenhum dos dois países estava nas minhas pretensões de destinos imediatos. Mas não resisti. E não me arrependi nenhum pouco.

E como se não fosse muito já ter duas viagens internacionais programadas para o primeiro semestre do ano, um grupo querido de amigos resolve viajar para Florianópolis, cidade brasileira que eu ainda não conhecia. Mais uma vez, não resisti. E lá estava mais uma viagem programada para apenas duas semanas depois da volta do Peru.

E antes mesmo que eu pudesse embarcar para Toronto, a Alitalia, companhia aérea italiana, surge com valores imperdíveis (praticamente de graça) para a Europa. Os destinos eram variados, mas se esgotavam rapidamente a medida que outras pessoas iam comprando. Mas o voo para Viena estava lá, disponível. E mais uma vez, no ano, o destino se encarregava de escolher a próxima parada desse viciado em viagem que vos fala. Óbvio que não ficaria apenas pela Áustria. República Tcheca, Polônia e Hungria logo entraram no roteiro. E, agindo mais uma vez, o destino acabou nos levando também para Roma, numa mudança imprevista de vôos que nos deu de presente um dia inteiro na capital italiana.

E como o voo para a Europa sairia de Porto Alegre, obviamente, não perdi tempo e consegui encaixar mais um passeio pela bela Gramado, cidade na qual já havia estado 3 vezes, mas na qual não perderia a chance da passar mais um agradável dia.

E assim, meio sem planejamento prévio, comecei 2015 tendo apenas a Bolívia e o Peru em mente, mas acabei tendo o ano mais intenso no quesito viagem. Foram nove incríveis países fora do Brasil, um encontro maravilhoso com amigos queridos em Floripa e uma passagem rápida por Gramado. Foram 25 cidades, 24 vôos (um teste de fogo para quem tem medo de avião) e momentos únicos e inesquecíveis vivenciados. Adquiri mais conhecimento, compreendi novas culturas, cresci em maturidade e tornei-me mais humano. Viajando, evoluí como pessoa.

E, além de tudo, sentindo-me estimulado por tantas viagens inesperadas, mas excepcionais, decidi criar este blog, o qual tem sido uma nova e contagiante experiência, uma vez que me permite novamente viajar nas minhas recordações, através dos meus relatos.

E, portanto, resolvi, aqui, listar os 15 momentos de 2015, durante estas incríveis viagens, que marcaram o meu ano. Claramente, existiram bem mais do que 15 momentos maravilhosos. Mas aí eu precisaria listar uns 100. Portanto, escolhi os seguintes:


01. Nosso primeiro contato com uma simpática lhama enquanto tentávamos subir a encosta da Ilha do Sol, no meio do imenso e imponente lago Titicaca, na Bolívia.





02. O momento em que sentamos em um banco de pedra durante nossa mágica jornada por Machu Picchu, e ficamos apreciando a mística e apaixonante paisagem ao redor, ao mesmo tempo em que refletíamos sobre a vida e o seu significado.



03. A agradável caminhada pela orla de Miraflores, em Lima, seguida por uma deliciosa refeição peruana com direito à vista para o Oceano Pacífico.



04. O momento em que paramos o carro na orla de Florianópolis para apreciar a vista enquanto o sol começava a se despedir no horizonte.



05. A subida pelos degraus da Pirâmide do Sol, em Teotihuacán, no México, e o sentimento de vitória ao chegar ao topo e receber a energia positiva que, segundo a lenda, invade aqueles que sobem a pirâmide.



06. Nosso inesquecível passeio de bicicleta pelas Toronto Islands, em meio ao Lago Ontário e sob um belíssimo céu de verão canadense e o sentimento de satisfação que experimentei por estar conseguindo pedalar mesmo após 23 anos sem tentar.



07, Assistir a um belíssimo pôr do sol a partir da escadaria do Oratório de St Joseph em Montreal.



08. O passeio de carro pelo Parc Ômega, no Canadá, um parque florestal que permitia a nossa interação com alguns animais típicos da fauna local. Um delicioso contato com a natureza do país.



09. Nossa travessia de barco com direção à apaixonante Hallstatt, o vilarejo austríaco que encanta por suas charmosas casas em meio a um cenário cinematográfico.



10. A última música apresentada pela excepcional Orquestra Sinfônica de Viena, em uma das salas com melhor acústica do mundo, num crescente melódico inesquecível que arrepiou todos os pelos do meu corpo.



11. Nosso passeio noturno pelas escuras ruas da incrível cidade medieval tcheca de Cesky Krumlov, parando às margens do rio Vltava e apreciando a bela iluminação do seu castelo.



12. Estar de frente ao Muro de Lennon, em Praga, lendo mensagens de paz, enquanto um músico de rua tocava e cantava Imagine.



13. A triste, pesada e difícil visita a Aushwitz, na Polônia. Um passeio que, obviamente, não vem associado a nenhum sentimento de prazer, mas que nos torna pessoas mais humanas ao nos confrontar com o real sofrimento ao qual milhares de pessoas foram submetidas apenas por terem uma origem étnica diferente.



14. Assistir, a partir do Bastião dos Pescadores, em Budapeste, à inacreditável e bela iluminação noturna da cidade tomando forma. Um espetáculo de cidade.



15. A oportunidade de voltar à construção romana, cuja arquitetura é a que mais me fascina na Cidade Eterna, o Pantheon de Roma, seguindo-se a descoberta de uma igreja, a de Sant´Ignázio di Loyola, cuja extraordinária pintura do teto me encantou de tão forma que é, atualmente, uma das minhas obras de arte preferidas no mundo.





E que venha 2016, com mais viagens e momentos inesquecíveis. A primeira viagem já está marcada e programada, em mais uma virada inesperada do destino, que a partir de um bug no sistema da American Airlines, nos proporcionou uma viagem para Hong Kong num valor inimaginável e imperdível. E, assim, já começo o ano sabendo que logo mais farei minha primeira viagem à Ásia e, inevitavelmente, me perguntando:

Para quais outros lugares, o destino nos levará em 2016?

Um feliz 2016 para todos!! Muita saúde, muita realização pessoal e profissional e, claro, muitas viagens...

Nenhum comentário:

Postar um comentário