Um dos maiores elogios que posso fazer a Hong Kong diz respeito a sua excelente infraestrutura, de dar inveja a qualquer país desenvolvido. E esta característica marcante da cidade se reflete diretamente no sistema de transporte público, que, de forma eficiente e organizada, te deixa em praticamente qualquer atração turística de Hong Kong, além de permitir uma conexão prática entre o aeroporto e o seu local de hospedagem na cidade. Uma mão na roda para qualquer turista.
Possuidora de um aeroporto que era considerado um dos mais perigosos do mundo, devido a sua inconveniente localização, Hong Kong logo resolveu este problema construindo uma ilha artificial (ao lado da Ilha de Lantau), sobre a qual colocou o seu novo e moderno aeroporto.
Aeroporto de Hong Kong, visto a partir do teleférico que nos leva a um dos principais pontos turísticos da cidade: o Grande Buda na Ilha de Lantau |
E o maior inconveniente do novo projeto, a longa distância do aeroporto até o centro da cidade, foi resolvido com a introdução de um prático sistema de transporte que leva os passageiros diretamente para o centro da cidade.
Em resumo: ao desembarcar, você pegará um trem (o Airport Express) que, em menos de 30 minutos, te deixará na estação escolhida, a partir da qual sairá um ônibus que te levará até a porta do seu hotel.
Isso mesmo: dependendo do hotel no qual você se hospede, é possível ser deixado na porta do mesmo apenas utilizando o sistema de transporte da cidade. Para isso, você precisa checar os diferentes hotéis contidos na lista de paradas das diversas linha de ônibus conectadas com o Airport Express. Neste link, é possível ter acesso a esta lista e, então, verificar se o seu hotel é abrangido por algumas das linhas. Cheque também o horário de funcionamento das diferentes linhas e a frequência de saída dos ônibus.
No nosso caso, estávamos hospedados no Metropark Hotel Kowloon, que é uma das paradas da linha K5. Perceba que esta linha sai da Kowloon Station, de modo que esta, portanto, foi a estação na qual tivemos que descer do trem. E note também que as linhas se distribuem em apenas duas estações: a Kowloon e a Hong Kong Station, de forma que você descerá em uma das duas, de acordo com a linha de ônibus que parar no seu hotel.
Para pegar o trem no aeroporto, não há mistério, sendo mais simples do que você possa imaginar:
1. Encontre a bilheteria do Airport Express, que se localiza, estrategicamente, ao final do corredor que dá acesso ao saguão de desembarque, de forma que o passageiro, inevitavelmente, passará por ela. Não tem erro.
Bilheteria do Airport Express |
2. Compre os tickets diretamente com o funcionário da bilheteria. O valor dos diferentes tipos de tickets, que varia de acordo com o tipo de viagem (se ida-e-volta ou sentido único) e a estação de desembarque (um pouco mais caro para quem vai até a Hong Kong Station, por ser um pouco mais longe do que a Kowloon Station), pode ser visto neste link. E esteja ciente de que o serviço, como tudo em Hong Kong, não é barato.
Nossos tickets. Perceba que há a indicação group of 3, o que os tornou mais baratos |
3. Siga as placas que sinalizam a plataforma de embarque do trem. Esta se localiza no mesmo andar do desembarque, não muito distante da bilheteria. Tudo é muito bem sinalizado, não tendo como se perder.
4. Guarde as bagagens no local apropriado do trem (ver na foto abaixo), acomode-se nas confortáveis poltronas e acompanhe o indicador das próximas paradas que vai mostrando quanto falta até a próxima estação. Saindo do aeroporto, o trem irá parar, em ordem, nas seguintes estações: Tsing Yi, Kowloon e Hong Kong Stations. Para chegar a estas duas últimas (que são a de real interesse para os turistas) gasta-se 22 e 24 minutos, respectivamente.
5. Desembarque na estação escolhida e siga as placas que indicam o Airport Express Shuttle Bus para encontrar a plataforma de embarque da sua linha de ônibus. Tudo aqui é também muito bem sinalizado. Chegando ao local de embarque, você, facilmente, identificará o local de espera para a sua linha (veja foto abaixo).
Local de espera da linha K2 (não tem como não ver) |
6. Entre no ônibus que te deixará na porta do seu hotel. Talvez seja preciso mostrar o ticket do Airport Express ao motorista, embora ninguém tenha nos pedido para mostrar nada. Não se paga nada a mais para utilizar o ônibus.
7. Desembarque do ônibus na porta do seu hotel. Simples, prático e eficiente!!
E, caso o seu hotel não seja abrangido pelo Airport Express, você pode seguir de trem até a estação mais próxima da sua hospedagem e, de lá, pegar um táxi. Além disso, caso você chegue a Hong Kong de madrugada, também será necessário fazer uso do táxi já desde o aeroporto, uma vez que o horário de funcionamento do trem vai de 5:54 às 0:48h.
Para retornar ao aeroporto, basta fazer todo o caminho inverso, aguardando o ônibus da Airport Express na porta do seu hotel e seguindo até a estação, onde você poderá comprar novamente o ticket e seguir de trem até o aeroporto. Algumas companhias aéreas já tem um local para check-in na própria estação de trem, sendo possível, inclusive, já despachar a bagagem antes de embarcar no trem.
Sem dúvida, essa eficiente chegada à cidade nos deixou com uma boa impressão inicial de Hong Kong.
OBS:
1. Este post não recebeu nenhum tipo de patrocínio
Quero voltar!!
ResponderExcluirObrigada. Foi muito útil. Estou indo para Hong Kong sozinha e estava preocupada mas sua explicação foi impecável.
ResponderExcluir