Menu

segunda-feira, 27 de março de 2017

Madrid: Da Puerta del Sol ao Templo de Debod

Para o nosso primeiro dia em Madrid, concentrei o nosso trajeto em um trecho, facilmente, percorrido a pé, começando por uma das principais referências da capital espanhola, a Puerta del Sol e passando por charmosas ruas históricas, belas praças e jardins, um palácio de tirar o fôlego, referências a Dom Quixote e até mesmo um templo vindo diretamente do Egito Antigo. Um trajeto que, de cara, me fez perceber que eu estava completamente enganado em ter baixas expectativas com a cidade. Madrid já começou me provando que é perfeitamente possível se apaixonar por ela!

Madrid

A Puerta del Sol é um dos corações da cidade. E, como já falei no post anterior, acabei montando o meu roteiro em torno dela. A praça tem uma estação de metrô para chamar de sua, por onde passam as linhas 3 e 4. E sua principal atração consiste em um dos símbolos de Madrid: a estátua O Urso e o Madroño (ou medronheiro em português).

segunda-feira, 13 de março de 2017

Algumas dicas sobre Madrid

Começo este texto sobre Madrid fazendo uma confissão: eu não esperava muito da cidade, de modo que as minhas expectativas não eram muito altas. Talvez este sentimento tenha surgido do fato de sempre ouvir das pessoas que Barcelona é melhor e mais bonita do que a capital espanhola. Pois a minha impressão acabou sendo a inversa. Admito, inclusive, que me decepcionei um pouco com Barcelona. Excetuando as obras relacionadas a Gaudí, não vi nada na cidade que justifique ela ser considerada mais bonita do que Madrid.

Portanto, acabei me apaixonando por Madrid e já a considero uma das minhas capitais preferidas da Europa. Não esperava me encantar tanto com a beleza dos seus prédios e com a alegria contagiante dos seus habitantes. Madrid não se destaca por uma ou mais atrações específicas. Na verdade, nem existe esta super atração, como a Torre Eiffel em Paris e a Sagrada Família em Barcelona. Em Madrid, a atração maior é a própria cidade.

Tivemos três dias na capital da Espanha, sendo que, em um deles, passamos boa parte do nosso tempo em Toledo, pequena cidade medieval, localizada a menos do que 60 minutos de Madrid. De qualquer modo, deu tempo de curtir bastante a capital espanhola, embora, para apreciar com mais calma os seus museus, fosse necessário pelo menos três dias inteiros.

Estátua O Usro e o Madroño, um dos símbolos de Madrid

domingo, 12 de março de 2017

Sobre a exuberante África do Sul

Após algumas caras de espanto ao revelar que iríamos viajar para a África do Sul, um destino "exótico" segundo algumas pessoas, embarcamos no carnaval deste ano para a Cidade do Cabo e pudemos comprovar na prática que, de exótico, o país não tem nada. 

Em primeiro lugar, aos nossos olhos de turista, o país está um nível acima do Brasil no quesito desenvolvimento urbano. Não fazemos a menor ideia de como funciona a educação e a saúde por lá, mas em termos de infra-estrutura o país está de parabéns. A sensação de estarmos em um país desenvolvido era quase uma constante ao percebermos as ruas limpas e organizadas, as excelentes estradas (1700 Km percorridos e nenhum buraco visto), o bom gosto arquitetural, a presença de inúmeros espaços públicos de qualidade, o cuidado com a natureza. 

Cape Town, vista da Robben Island, com destaque para a imponente Table Mountain, umas das Sete Maravilhas Naturais do Mundo


Cidades pequenas e litorâneas do país que, no Brasil, costumam ser pobres e caindo aos pedaços, salvando-se apenas pela beleza de suas praias, na África do Sul, são bonitas, urbanizadas, organizadas e agradáveis. Sem exagero, às vezes a sensação era de estar em algum país da Europa ou mesmo no Canadá.

sábado, 11 de março de 2017

Como tirar o visto para o Catar

Com o número cada vez maior de brasileiros voando pela Qatar Airways para diferentes destinos do mundo e considerando que estes voos fazem escala no aeroporto de Doha (que já se tornou um importante hub no Oriente Médio), é natural que, em conexões prolongadas, tenhamos a ideia de sair do aeroporto e conhecer um pouco da capital do Catar.

A grande questão, no entanto, é que, embora não seja exigido visto para você esperar no aeroporto enquanto aguarda a sua conexão, o mesmo não é verdade caso você queira deixar o terminal e se aventurar pela cidade. Para visitar Doha, os brasileiros ainda precisam de visto.

E, assim, naturalmente, surge a dúvida: como conseguir o visto para o Catar?

Doha

A primeira coisa que tenho a dizer sobre o processo para se adquirir um visto para o país, é que ele é bem pouco ortodoxo. Diferente de outros países, que exigem o nosso contato com o consulado aqui no Brasil e o envio do passaporte, em relação ao Catar. o processo é bem diferente e exige um intermediador, seja a própria companhia aérea Qatar Airways seja o hotel escolhido para a sua hospedagem seja uma agência de turismo local com a qual você tenha fechado algum pacote. Ou seja, você, sozinho, não tem como solicitar o seu visto.