Camps Bay é, provavelmente, a praia mais bonita de Cape Town e, consequentemente, uma das mais populares. E este título se deve, principalmente, à formação rochosa que a contorna, conhecida como os 12 Apóstolos. Estes fazem parte, na verdade, da própria Table Mountain que, em sua face voltada para esta praia, sofre os acidentes geográficos que formam o que convencionou-se chamar de apóstolos.
Camps Bay |
Seguimos de carro para a praia após a nossa visita ao topo da Table Mountain e o caminho até lá já foi nos mostrando que aquela é uma área valorizada da cidade, com os inúmeros casarões com vista para o mar que vão margeando as ruas íngremes da encosta da montanha. A impressão é que apenas a classe média alta e a rica reside na região.
A praia, como já era de se esperar, estava cheia e não havia vaga para parar o nosso carro na rua. Por sorte, há um enorme estacionamento pago em frente à praia e foi lá que resolvemos parar. Fica na esquina da Victoria Road com a The Meadway Street (sendo a entrada nesta última).
A Victoria Road vista do estacionamento da esquina com The Meadway |
Também é possível estacionar na rua ao lado da praia |
A praia tem ótima estrutura. Na avenida principal que a margeia, a Victoria Road, há inúmeros restaurantes e até um pequeno complexo comercial, o Promenade. Há também uma parada específica para o ônibus turístico Hop On Hop Off.
O Promenade de frente para a praia |
Ônibus turístico passando e parando em Camps Bay |
A faixa de areia (fininha como a das nossas praias) é extensa e o único defeito fica por conta da baixa temperatura da água do mar. Na nossa opinião, impossível de aguentar. E olha que era verão.
O visual em torno impressiona. Ao dar as costas para o mar, temos os 12 Apóstolos a nossa frente. Ao olhar para a esquerda, vemos a Lion´s Head. E ainda há uma pequena área verde ao longo da praia.
Os 12 Apóstolos |
Lion´s Head |
Aproveitamos para almoçar em um dos restaurantes da Victoria Road e passamos um bom tempo aproveitando a praia e fotografando muito ao seu redor.
Mas o melhor local para fotografar Camps Bay não é da praia em si, mas de um estacionamento que fica no extremo da praia na sua transição para Clifton Beach: o Camps Bay Car Park (de onde tiramos a foto do início do post). Este estacionamento é gratuito e permite uma vista incrível da praia e dos 12 Apóstolos.
A melhor vista de Camps Bay e dos 12 Apóstolos |
Após tirar estas fotos incríveis e apreciar a beleza desta área da cidade, seguimos de carro pela Victoria Road em direção a Clifton Beach, logo ali do lado. Esta praia é, na verdade, dividida em quatro pequenos trechos de areia, numeradas de 1 a 4. Como a praia se localiza em um nível bem mais abaixo do que a estrada, é preciso descer uma escadaria para acessa-la.
Nós escolhemos a Clifton Beach 3. Embora houvesse um estacionamento próximo ao acesso, não havia mais vaga e tivemos que parar o carro no acostamento. Vários flanelinhas estarão por lá, indicando possíveis locais de parada.
A descida até a praia é por meio das inúmeras casas que se localizam na encosta e, em alguns momentos, você se vê praticamente no terraço ou no jardim das residências. A praia é muito bonita e vale a visita, mas a água continua geladíssima e o banho é inviável.
Clifton Beach vista da Victoria Road |
Clifton Beach |
Conferindo a temperatura da água. Gelada demais!!! |
Das outras principais praias de localização mais central na cidade, temos também Sea Point e Green Point, mas as faixas de areia são bem restritas e sua maior parte é pavimentada e permite apenas a vista para o mar. Portanto, se a sua intenção for a de curtir uma praia e não se afastar muito do centro da cidade, as melhores opções são mesmo Camps Bay e Clifton Beach.
Ao deixar Clifton Beach, nós continuamos pela Victoria Road, passando por Sea Point e Green Point, mas sem parar nas mesmas (falaremos mais sobre elas em outra postagem). Nosso destino: o V&A Waterfront, assunto do próximo post.
Continuando pela bela Victoria Road em direção ao V&A Waterfront |
OBS:
1. Este post não recebeu nenhum tipo de patrocínio
Excelente post sobre a cidade do cabo! Estou montando meu roteiro com base em suas dicas! Muito obrigada e que 2018 lhe traga muitas outras viagens!
ResponderExcluirAté mais, Claudia