Menu

terça-feira, 17 de outubro de 2017

As praias de Mykonos

Mykonos não se resume apenas às suas charmosas casinhas brancas, aos seus famosos moinhos e às suas noites de festa. A ilha, como não poderia deixar de ser, possui belas e agradáveis praias. E são muitas as opções, sendo aquelas localizadas mais próximas à capital Chora, as mais visitadas.

E há praias que atendem a vários gostos. Praias de nudismo (como a Paraga), praias voltadas ao público LGBT (como a Elia), praias  com clubes, cujas festas viram a noite (como a Paradise e a Super Paradise), praias inabitadas, praias com estrutura de hotéis e restaurantes. 

Paraga Beach

Mas algo comum a todas elas é o frio das suas águas. Mesmo no verão, a temperatura do mar é baixa e tem que estar fazendo muito calor para termos coragem de encarar. Na época em que visitamos (maio), até teria dado para entrar na água se não tivesse sido a ventania insuportável que insistia em diminuir a sensação térmica. Visitamos, ao todo, três praias e, em todas, fui com a esperança de encontrar menos vento para, assim, conseguir entrar no mar, mas, infelizmente, não demos sorte. De qualquer modo, valeu para conhecer as belas praias da ilha.

sexta-feira, 13 de outubro de 2017

Explorando Chora, a charmosa capital de Mykonos

Chora (ou simplesmente Mikonos) é a principal cidade (ou seria vilarejo?) da famosa ilha cíclade grega. E você provavelmente já deve ter visto alguma foto mostrando as ruas estreitas e sinuosas que separam as charmosas e típicas casas brancas de primeiro andar, com suas portas e janelas, em sua maioria, pintadas de azul. Se viu, já deve ter se imaginando caminhando pelo local, escolhendo alguma taverna grega para almoçar por ali (de preferência de frente para o Mar Egeu) e se fotografando sentado na escadaria de alguma daquelas casinhas. Sem dúvida, uma vez estando em Mykonos, você fará tudo isso. Afinal, Chora é a grande atração da ilha.

Chora, a capital de Mykonos


Queria morar aqui...

Chegamos a Mykonos. vindos de avião diretamente de Atenas (na verdade, já contamos como foi nossa chegada e demos dicas de outras formas de se chegar à ilha no post em que fornecemos algumas dicas práticas sobre Mykonos). Estávamos no início da manhã e, após deixar nossas coisas no hotel, saímos em direção ao delicioso centro de Chora.

segunda-feira, 9 de outubro de 2017

Dicas práticas sobre Mykonos

Nós sabemos que a Grécia é recheada de ilhas espalhadas pelo seu litoral (são milhares delas), mas na hora de escolher, Mykonos costuma ser uma das primeiras opções entre os turistas. Motivo para a chamada Ilha dos Ventos ser tão famosa não são poucos: suas típicas casinhas brancas, com janelas e portas azuis, separadas por estreitos caminhos de pedra; as inúmeras praias de água azul e cristalina espalhadas por suas costa; sua vida noturna agitada que faz a alegria dos que procuram badalação. E, assim, a ilha agrada a todo tipo de turista, desde os que procuram apenas tranquilidade até os que buscam agitação.

Queríamos morar numa dessas casinhas brancas com portas azuis de Mykonos


Fazendo parte do arquipélago das ilhas cíclades, juntamente com Santorini, outra famosa e disputada ilha grega, Mykonos tem como vantagem sobre a segunda o fato de suas praias serem mais bonitas e mais propícias para o banho. O único problema mesmo será o frio das suas águas, de modo que, fora do alto verão, o turista acabará desencorajado a entrar na água (nós, por exemplo, visitamos a ilha no mês de maio e, embora o clima estivesse agradável e andássemos sempre de bermuda e camiseta, os fortes ventos associados ao frio da água, acabaram por nos fazer desistir de tomar banho de mar em todas as praias que visitamos).

Além disso, as praias de Mykonos prezam pela diversidade. De praias voltadas para o público LGBT até prais de nudismo, a ilha acaba mesmo agradando todo e qualquer turista.

Portanto, muito provavelmente, você acabará incluindo Mykonos no seu roteiro pela Grécia e, como forma de ajudá-lo, vamos dar, abaixo, algumas dicas práticas sobre a ilha: