Acrópole, que significa "cidade alta", era o ponto mais importante das cidades antigas (concentrando templos e palácios) construído, estrategicamente, em locais elevados, com o objetivo principal de proteção militar. A Grécia está repleta de antigas acrópoles, mas nenhuma é tão famosa quanto a de Atenas, localizada bem no centro da atual capital.
E toda esta fama se deve, em especial, aos magníficos monumentos construídos durante o século II a.C., pelo escultor grego Fídias (a mando de Péricles) sobre a superfície plana da colina. Entre eles: o Partenon, construído em honra à deusa Atena, padroeira da cidade; e o Erecteion, conhecido pelas famosas cariátides, esculturas em formato feminino que serviam de colunas para a construção. Obviamente, a maior parte destas e de outras construções estão em ruínas ou em processo de restauração, mas, não por isso, são menos impactantes.
E, merecidamente, a Acrópole se constitui na principal atração de Atenas. De vários pontos da cidade, é possível avistar o local e o seu entorno é a área da capital que mais turistas concentra. No seu topo, além de se visitar os seus diversos monumentos, é também possível ter uma vista em 360 graus de Atenas.
Abaixo, listaremos algumas dicas que julgamos essenciais para que você programe a sua visita: