O Monte das Oliveiras acaba sendo mais um ponto importante de visitação para quem se encontra em Jerusalém, já que ele é citado como cenário nas escrituras religiosas. Na bíblia, por exemplo, é lá onde Jesus Cristo forneceu alguns dos seus ensinamentos e subiu aos céus a partir do seu topo. Mas o monte também tem importância para o judaísmo e para o islamismo.
Deste modo, ao longo do seu relevo, pode-se encontrar igrejas católicas, mesquitas, um cemitério judeu e muitas tumbas antigas. E, obviamente, oliveiras...
O Monte das Oliveiras. Na foto, destaca-se a Igreja de Maria Madalena, com sua arquitetura russa, já que se encontra sob a administração da Igreja Ortodoxa Russa. |
E a grande vantagem para o turista é que o monte se encontra vizinho à cidade murada de Jerusalém, facilitando, assim, a nossa visita.
Uma vez estando dentro da cidade antiga, a forma mais fácil de chegar até a base do monte, é saindo através do Lions Gate, localizado no bairro cristão. Nós estávamos exatamente passeando por esta parte da cidade, quando decidimos que já era hora de conhecer o monte (já contamos como foi esta visita em: Conhecendo a antiga cidade murada de Jerusalém por conta própria).
Seguimos, então, para o Lions Gate e atravessamos a muralha.
Seguimos, então, para o Lions Gate e atravessamos a muralha.
O Lions Gate, portão que dá acesso à base do Monte das Oliveiras |
Assim que se atravessa o portão, você já dá de cara com o monte. Basta atravessar a rua para começar a acessar os locais de interesse localizados na sua base. Veja no mapa abaixo:
Na base do monte, nós escolhemos visitar, em ordem:
01. A Tumba da Virgem Maria: embora ninguém consiga entrar em um consenso de como ou onde ocorreu a morte da Virgem Maria, umas das hipóteses é a de que ela tenha morrido em Jerusalém, tendo seu corpo sido levado para a tumba acima da qual se encontra, hoje, a Igreja da Dormição, ali na base do monte.
Na igreja, se encontra um pátio que dá acesso a uma escadaria que te leva ao subterrâneo. À medida que você vai descendo, sob inúmeras lanternas penduradas no teto, vai ficando mais escuro, até que se chega na tumba em si e no que seria a sua cripta. Cabe a cada um acreditar ou não que ali se encontra, realmente, o repouso final da mãe de Jesus.
Nesse pátio da Igreja da Dormição, tem-se aquela portaria que dá acesso à escadaria que te leva ao subterrâneo |
Descendo a escadaria |
A cripta da Virgem Maria |
02. O Jardim de Gethsemane: vizinho à Igreja da Dormição, da qual é separada apenas por uma rua. O jardim de antigas oliveiras teria sido o local onde Jesus esteve com seus discípulos na noite anterior à sua prisão e onde ele foi traído por Judas. O local está ali para todos visitarem, embora o turista não possa caminhar entre as oliveiras (uma cerca nos separa delas).
O Jardim de Gethsemane |
As antigas oliveiras do Gethsemane |
03. Igreja da Agonia ou Igreja de Todas as Nações: localizada no mesmo terreno do Getehsemane, é no seu interior onde se localiza a Pedra da Agonia, onde Jesus teria suado sangue na véspera da sua prisão.
A Igreja da Agonia está exatamente ao lado do Jardim de Gethsemane |
Igreja da Agonia |
A Pedra da Agonia no interior da igreja |
Conhecido estes três locais na base do monte, resolvemos subi-lo com o objetivo de visitar a Capela da Ascensão no seu topo, construída no local onde Jesus subiu aos céus. No caminho, havíamos escolhido conhecer a Igreja de Maria Madalena e a Igreja Pater Noster (que tem a oração Pai Nosso escrita em vários idiomas do mundo), passando ainda pelo cemitério judeu.
No entanto, pegamos o caminho errado. Fomos subindo diretamente pela El-Mansuriya Street, uma ladeira que foi ficando cada vez mais íngreme. Avistamos o domo dourado da igreja de Maria Madalena e deduzimos que teríamos que pegar uma escadaria que achamos na margem da ladeira. Ledo engano. A escadaria não tinha fim e não chegávamos a lugar nenhum. Apenas mato margeava os degraus. E ficávamos cada vez mais cansados.
Da Igreja de Maria Madalena, só víamos um pedacinho das suas lindas torres |
Enfim, chegamos ao topo sem passar por nada que havíamos pretendido conhecer. Nosso erro foi não pegar a bifurcação que fica logo atrás do Gethsemane. Veja no mapa abaixo o caminho que você deve fazer para chegar à Igreja de Maria Madalena:
As setas indicam o caminho que se deve pegar para chegar na Igreja Maria Madalena (circulada em vermelho) por trás do Jardim Gethsemane. O mapa também mostra a localização da Igreja Pater Noster |
Como já estávamos no topo mesmo, fomos procurar a Capela da Ascensão. Achamos a mesma bem escondida e só encontramos após perguntar o local exato na recepção de um hotel.
A Capela da Ascensão é bem simples. Não é uma igreja em si, mas um monumento rodeado por uma muralha circular, com arquitetura bizantina. E sua administração, ao contrário do que se possa pensar, é muçulmana. Afinal, Jesus também é considerado importante dentro da religião islâmica, que o considera um dos profetas de Alá.
Aliás, o topo do Monte das Oliveiras é ocupado pelos palestinos, de forma que a cultura árabe é preponderante por ali.
A Capela da Ascensão |
A entrada é gratuita.
Após visitar a Capela da Ascensão, estávamos exaustos de um longo dia caminhando pela cidade antiga e ainda subindo o monte. Resolvemos, então, não continuar procurando pelos demais locais, como a Igreja Pater Noster, até porque já estávamos satisfeitos com o que havíamos conhecido naquele dia.
Fomos, então, descendo pela El-Mansuriya Street, apreciando a cidade antiga lá do alto. O problema é que a ladeira não tem acostamento, tem curvas e, por lá, passa carro, de forma que não é nada seguro ficar lá parado para avistar Jerusalém do alto.Quem souber um local mais apropriado para apreciar a vista do alto do Monte das Oliveiras, por favor, conta para a gente nos comentários, pois não conseguimos descobrir.
A cidade antiga de Jerusalém vista do Monte das Oliveiras. A posição do sol no final da tarde, não favorece as fotos da cidade neste horário do dia. |
O Domo da Rocha sempre dominando a vista |
Chegando à bifurcação que deveríamos ter pego no início da subida, paramos em um local para comprar água e perguntamos o caminho exato para a Igreja de Maria Madalena. Este era o único local que estávamos ainda curiosos para conhecer devido à sua arquitetura típica russa. Como ela ficava ali perto e a subida seria curta, vencemos o cansaço e resolvemos ir até ela.
Mas a decepção surgiu no portão dos muros da igreja, quando descobrimos que, naquele dia, ela estava fechada para visitação e nem mesmo a sua fachada era possível ver de fora dos muros.
O horário, na verdade, é bem restrito: terças e quintas, das 10 às 12h. Portanto, se fizer questão de conhecer a igreja, programe-se. Pelo menos, havíamos visto a igreja de longe a partir do Monte do Templo quando visitamos o Domo da Rocha mais cedo (como mostramos na primeira foto deste post). Já expliquei Como conhecer o Domo da Rocha em outro post.
A única parte da Igreja de Maria Madalena que conseguíamos ver a partir da rua |
Àquela altura, estávamos exaustos e não sei porque não pegamos um táxi de volta ao hotel. Na verdade, acabamos retornando caminhando. Entramos, novamente, na cidade antiga pelo Lions Gate e atravessamos toda a cidade até o Jaffa Gate. No caminho, percebemos como, ao final do dia, as ruas já estavam mais vazias. Carros coletores de lixo passavam fazendo a limpeza.
Já a Yafo Street estava mais movimentada, com seus restaurantes começando a lotar. Enfim, paramos para comer algo e fomos logo para o hotel descansar. O dia havia sido bem cheio e Jerusalém nos dera muito para refletir.
E, no dia seguinte, ainda visitaríamos o Mar Morto...
OBS:
1. Este post não recebeu nenhum tipo de patrocínio
Caramba!! Estiveram muito perto do Pater Noster (logo na esquina) e na outra esquina o melhor ponto de observação para a cidade de jerusalem!! . Ao lado tem uma escada (descendo) que passa em frente ao Santuário Dominus Flevit e continuando descendo passa em frente ao portão da Igreja de maria madalena(que encontraram fechada) e logo em seguida o Jardim Gethsemane. Obrigado por seu post. Abraços Robson
ResponderExcluirOi Robson! Valeu pelas dicas! Infelizmente, acabamos nos perdendo! :(
Excluir