Localizada na província de Pisa, no topo de uma colina, encontra-se a pequena e antiga cidade de Volterra, cuja origem remonta a algum século antes de Cristo. Mantendo sua estrutura medieval, que transporta o número ainda relativamente pequeno de turistas para algum tempo muito antigo, a cidade foi um dos 12 centros urbanos do povo itálico conhecido como Etruscos, que habitaram parte da região que, hoje, conhecemos como Toscana.
A bela Volterra |
Além da sua preservada arquitetura medieval, também chama a atenção a sua posição no topo de uma colina, o que, além de propiciar uma linda vista para o vale que a envolve, ainda enche as ruas de Volterra de ladeiras. Mas não se assuste: o centro histórico é pequeno e, mesmo com algumas descidas e subidas, você não se cansará muito.
Em relação à cidade de Pisa, Volterra dista cerca de 70 Km. Já se você estiver em Florença, poderá chegar à cidade após 80 Km de estrada e, se estiver em San Gimignano ou Siena, serão 30 e 55 Km, respectivamente.
Nós estávamos em Lucca e pegaríamos estrada até San Gimignano. Considerando a proximidade desta última com Volterra, não resistimos e saímos da primeira, percorrendo 73 Km para uma rápida passagem pelo antigo centro etrusco. Já relatamos como foi a nossa visita a Lucca em outro post.