Sabe quando você digita "Toscana" no google e aparecem aquelas imagens cinematográficas que fazem dez em cada dez viajantes suspirarem enquanto sonham em viajar para a Itália? Pois boa parte destas imagens clássicas da região pertencem ao chamado Val d´Orcia, pedaço da Toscana que se estende ao sul de Siena.
Portanto, se você quiser se deslumbrar ainda mais em um passeio por esta região italiana, não deve deixar de fora o Val d´Orcia, repleto de colinas verdejantes adornadas pelos típicos ciprestes e salpicadas por pequenos e charmosos vilarejos. Entre estes, Montalcino, famoso pelo vinho lá produzid,o e a encantadora Pienza.
|
Val d´Orcia visto da cidade de Pienza |
Como estas cidades são pequenas e desprovidas de estações ferroviária, conhecê-las de carro acaba sendo a melhor opção. Até porque, assim, você conseguirá aproveitar melhor as belas estradas, além de otimizar o seu tempo. Como cidade base, você pode escolher Siena. No nosso caso, estávamos hospedados em San Gimignano e foi de lá que partimos com nosso carro rumo ao Val d´Orcia.
Nossa maior dificuldade, no entanto, foi escolher onde parar durante nosso trajeto.
Para os amantes de vinho, Montalcino não pode ficar de fora do roteiro. Afinal, é de lá que vem o famoso Brunello e o que não falta na cidade são lojas especializadas na bebida. Embora nem eu nem Técio tome vinho, visitamos a cidade mesmo assim, já que a sua beleza também é um convite aos viajantes.
Pienza, por estar localizada mais distante, nem entraria, inicialmente, no nosso roteiro, mas uma amiga acabara de voltar da região e fez tanta propaganda sobre esta cidade que acabamos a incluindo. Resultado: foi a nossa preferida de toda a Toscana.