Um dos pontos turísticos que tem se tornado bastante popular entre os turistas que visitam Florença é a Piazzale Michelangelo, uma praça de frente para o rio Arno que funciona como um mirante com vista para a cidade.
Florença vista da Piazzale Michelangelo (a Ponte Vecchio se destaca sobre o rio Arno) |
A praça se localiza no lado sul do Arno em uma das partes mais elevadas de Florença, o que contribui para a visão privilegiada que se tem de lá, especialmente, do centro da cidade, da imponente cúpula da catedral e das pontes que atravessam o Arno, destacando-se a bela Ponte Vecchio.
A cúpula da Catedral de Santa Maria del Fiori se destaca no centro de Florença |
A imponente torre do Palazzo Vecchio também se destaca na vista panorâmica da cidade |
O mapa mostra a localização da Piazzale Michelangelo |
A Piazzale Michelangelo também é famosa por ser um dos lugares mais procurados para se assistir ao por do sol na cidade. Neste horário, ela costuma ficar bem lotada de turistas.
A praça possui dois níveis. No superior, tem-se, no centro, uma réplica do Davi de Michelangelo. Não há árvores nem sombra no local, limitando-se apenas a um grande pátio a céu aberto. O nível inferior possui um café/restaurante, assim como banheiros. Vale à pena visitar os dois níveis para admirar Florença.
Réplica da estátua de Davi no centro da Piazzale Michelangelo |
O nível superior da Piazzale Michelangelo |
Ponto de vista a partir do nível inferior da praça |
Ainda no nível inferior |
Resquícios da antiga muralha que protegia Florença vistos da Piazzale Michelangelo |
Uma desvantagem, no entanto, desta atração em relação aos demais pontos turísticos da cidade é que ela se localiza, relativamente, mais distante do centro. Você até pode seguir para lá caminhando (assim como você fará para chegar aos principais pontos da cidade), mas tenha em mente que a caminhada envolverá ladeiras e, portanto, deve ser cansativa.
Sendo assim, além do táxi, você pode optar pelo ônibus para se chegar à praça. O número 12 tem paradas na estação de trem Santa Maria Novella e na Piazzale Michelangelo.
Outra opção é ir até lá dirigindo seu carro alugado. No entanto, já falei no post em que dei dicas sobre Florença que esta não é uma boa opção para se locomover pela cidade. No entanto, como chegaríamos a Firenze de carro, devolvendo-o logo após deixar nossas malas no hotel, tivemos a ideia de passar na praça assim que chegássemos.
Desta forma, poupamos a necessidade de utilizar outro meio de transporte para se chegar até lá e ainda tivemos uma vista completa da cidade antes mesmo de começarmos a passear por suas ruas históricas. Por outro lado, como chegamos a Florença pela manhã, perdemos a oportunidade de assistir ao por do sol da praça.
Como a Piazzale Michelangelo está localizada fora do centro histórico, o turista pode dirigir até ela sem medo de ser multado. Próximo à praça, há estacionamento, mas quase não achávamos vaga disponível.
Vale ressaltar que a visita à Piazzale Michelangelo é gratuita. Ou seja, não há desculpa para não se permitir ter a bela vista que o local proporciona, seja durante o por do sol ou em qualquer outro horário.
Não visitamos a praça durante o por do sol, mas, mesmo assim, valeu à pena |
OBS:
1. Este post não recebeu nenhum tipo de patrocínio
Nenhum comentário:
Postar um comentário