Menu

quarta-feira, 26 de fevereiro de 2020

Nossa experiência em Erg Chebbi, as belas dunas do Saara localizadas em Merzouga

Se o destino era o Marrocos, não tinha como não irmos até as dunas do Saara que embelezam o sudoeste do país, numa parte do deserto repleta de dunas conhecida como Erg Chebbi, às margens da pequena cidade de Merzouga, já próximo à fronteira com a Argélia.


Erg Chebbi, Deserto do Saara


Após muitas pesquisas, organizamos nosso roteiro escolhendo o carro como a melhor forma de se deslocar até lá e optando por se hospedar em um acampamento em meio às dunas do Saara. Contamos em detalhes toda esta parte logística no post "Como vistar o Deserto do Saara no Marrocos".

Depois de um longo trajeto dirigindo desde Ouarzazate, as dunas de Erg Chebbi começaram a aparecer no nosso campo de visão ao longe, definindo o horizonte que acompanhava a estrada até Merzouga.

segunda-feira, 24 de fevereiro de 2020

O que conhecer no caminho entre Ouarzazate e Merzouga

Embora seja um trajeto tranquilo de se fazer dirigindo, o caminho entre Ouarzazate e Merzouga é cansativo já que são cerca de cinco horas de viagem. Para tentar tornar a viagem mais agradável, uma boa estratégia é parar em algumas atrações que podem ser encontradas no caminho.

No nosso caso, fizemos duas paradas no caminho entre Ouarzazate e Merzouga e uma parada no sentido inverso. Uma possibilidade também é dividir o trajeto em duas partes, pernoitando em algumas das cidades do caminho, como Tinghir, uma das que nos pareceu com melhor estrutura. 

Nossa paradas foram em: Skoura, Vale de Dades, Tinghir (onde conhecemos o Gordes de Todra).

O oásis de Tinghir, parada estratégica entre Merzouga e Ouarzazate

domingo, 23 de fevereiro de 2020

Como visitar o Deserto do Saara no Marrocos

Quando decidimos conhecer o Marrocos, organizamos o roteiro com uma certeza: teríamos que conhecer a parte do Deserto do Saara que está incluída no país. Pesquisando, logo descobrimos que, para isso, precisaríamos viajar até o sudoeste do Marrocos, para uma pequena cidade conhecida como Merzouga.

Merzouga fica localizada nas margens do chamado Erg Chebbi, um conjunto de dunas móveis do Saara que remete à imagem clássica que temos do deserto: grandes dunas de areia avermelhada a perder de vista, atravessada por conjuntos de dromedários que carregam nativos (os berberes) e os turistas.

Pelas dunas de Erg Chebbi, no Deserto do Saara


Erg Chebbi não é tão grande. Tem 22 Km de extensão no sentido norte-sul e apenas 5 Km de largura, separando Merzouga da fronteira com a Argélia localizada ali perto. No entanto, ele impressiona pela altura e beleza de suas dunas, que costumam chegar a 150 metros de altura.  

terça-feira, 11 de fevereiro de 2020

Nossa visita a Ait-Ben-Haddou, patrimônio do Marrocos

Ait-Ben-Haddou, patrimônio mundial da Unesco, corresponde a uma das atrações mais populares do Marrocos. Um exemplo da antiga arquitetura do povo berbere, que a construiu para servir de base e proteção durante os deslocamentos entre o Deserto do Saara e Marrakech.

Trata-se de um ksar, espécie de cidadela murada, onde diversas famílias moravam no passado. Atualmente, ainda existem alguns moradores, mas a maioria das construções não têm habitantes enquanto outras se converteram em lojas para os turistas.

Localiza-se a cerca de 30 Km de Ouarzazate. Do nosso hotel, foram cerca de 25 minutos dirigindo até o local. Se você não tiver de carro alugado ou em alguma excursão, poderá pegar um táxi até a atração.

Ait-Ben-Haddou

segunda-feira, 10 de fevereiro de 2020

Algumas dicas sobre a cidade marroquina de Ouarzazate

Ouarzazate é uma pequena cidade do Marrocos, localizada a cerca de 195 Km de Marrakech, da qual é separada pela cadeia montanhosa conhecida como Cordilheira de Atlas. O ar de cidade pacata do interior é logo percebido quando entramos em Ouarzazate, com muito menos movimento e bem menos turistas do que as cidades mais famosas do país.

Mas não se engane com a distância aparentemente curta entre Ouarzazate e Marrakech. Devido às montanhas, a estrada é sinuosa e perigosa, de forma que a velocidade média para percorrê-la é menor, aumento o tempo de viagem.

Muitos turistas passam por lá, ao fazer o longo trajeto entre Marrakech e Merzouga (cidade que serve de base para quem quer conhecer as dunas do Saara). Como são muitos quilômetros entre ambas, Ouarzazate acaba servindo de ponto de parada e descanso.

Ait-Ben-Haddou, a atração mais famosa de Ouarzazate