Menu

terça-feira, 10 de março de 2020

Nossa passagem por Tânger, no norte do Marrocos

Localizada na costa noroeste do Marrocos, Tânger é uma das cidades mais visitadas do país por uma razão simples: a sua proximidade com a Espanha. Afinal, ela se localiza na entrada do Estreito de Gibraltar que liga o Oceano Atlântico ao Mar Mediterrâneo e, assim, está a apenas 14 Km da costa espanhola.

Desta forma, muitos viajantes acabam unindo uma viagem pela região sul da Espanha, a Andaluzia, com uma passagem pelo Marrocos, bastando, para isso, apenas pegar um barco e atravessar o estreito. E Tânger, com seu porto e suas várias conexões com a Espanha (especificamente com a cidade de Tarifa) acaba sendo a cidade marroquina que recebe estes turistas.

Tânger

A maioria dos visitantes, no entanto, acaba fazendo de Tânger apenas uma passagem, indo de lá para Marrakech ou para outras cidades, como Chefchaouen e Fez. Para Marrakech, há trem saindo da estação ferroviária de Tânger, assim como para Casablanca e Rabat. Já para quem quiser ir para Fez, é possível pegar um ônibus da estação rodoviária. De lá também, saem ônibus para quem quiser fazer um bate-e-volta até Chechaouen, a Cidade Azul do Marrocos.

E, embora tenhamos passado duas noites em Tânger, acabamos também fazendo dela mais uma passagem estratégica do que uma cidade para se visitar, mas confesso que gostamos mais dela do que imaginávamos e gostaríamos de ter passado pelo menos mais um dia por lá.

segunda-feira, 9 de março de 2020

O que é preciso saber sobre Marrakech e porque não gostamos tanto da cidade

Quando se fala em uma visita ao Marrocos, Marrakech vem logo à mente como destino obrigatório. A cidade costuma estar presente na maioria dos roteiros que se faz pelo país e, alguns turistas, acabam se limitando apenas a explorá-la.

Mas, para dar início a este post, vou lançar logo a nossa impressão ao conhecer a cidade: não gostamos de Marrakech! E, dificilmente, voltaremos a ela em uma revisita ao país.

Não que ela não mereça ser visitada. Pelo contrário: é uma cidade milenar, rica culturalmente e que tira um pouco o turista de sua zona de conforto (o que, para nós, é sempre positivo). Nós reconhecemos o lado positivo da chamada "Cidade Vermelha". Mas, talvez, tenhamos criado uma expectativa que acabou sendo pouco correspondida (culpa nossa!).

Marrakech

Achamos o centro da cidade (a medina) feia e suja. Eu sei que seria demais esperar que as ruas labirínticas e estreitas que compõem medina fossem belas e limpas. Mas adoramos a medina de Chefchaouen, por exemplo. E até mesmo em Tânger, achamos a medina mais bem cuidada.